Blog

Novo Hub de Inovação do Agronegócio, Cocriagro nasce como chamariz de empresas e startups para Londrina

Se faltava algo em Londrina, agora a conta parece ter fechado. Segundo maior município do Paraná, polo nacional do agronegócio e 17ª melhor cidade para se viver segundo o Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021, a cidade sede de uma das maiores feiras agro do país, a Expo Londrina, acaba de ganhar um novo hub de inovação: o CoCriagro.

 

Inaugurado dia 31 de agosto, o hub garantiu espaço nobre dentro do Parque da Sociedade Rural do Paraná (SRP), também conhecido como Parque Ney Braga, e deve ter a área física pronta até dezembro.

Mas os projetos já começaram, com uma meta ousada para a equipe do CoCriagro: o hub de inovação busca colaborar diretamente para a formação de um novo Parque Tecnológico, o SRP Valley, focado no agronegócio.

À frente do Hub CoCriagro está o agrônomo, empreendedor e inovador George Hiraiwa. Ex-secretário da Agricultura do Paraná e sócio da Value Group, ele conta que o convite para o secretariado partiu da então governadora Cida Borghetti, que o conheceu em uma visita na Expo Londrina de 2018. Foi “quase por acaso”, mas que valeu como reconhecimento por ajudar a formatar o ecossistema do agronegócio londrinense, mais conhecido como AgroValley.

 

Nesta entrevista, Hiraiwa mostra como a interação de um ecossistema de inovação gera resultados na prática, do reconhecimento como Polo de Inovação Agro junto ao Ministério da Agricultura à inauguração de uma antena móvel de 5G na cidade, até a formatação do Hub Cocriagro e os planos da consolidação de um novo parque tecnológico.

Equipe Haze Shift – George, você tem uma história conectada tanto com o empreendedorismo quanto com o agronegócio. Pode nos contar um pouco sobre como você uniu essas duas frentes e passou a trabalhar com inovação?

George Hiraiwa – Eu me formei em Agronomia na Esaslq USP de Piracicaba, em 1982. Durante o estágio eu já sabia onde queria desenvolver minha carreira. Então, catei meu canudo e fui para o Cerrado Mineiro, na região de Monte Carmelo, perto de Uberlândia, onde se estava se iniciando a conquista do Cerrado, principalmente na cafeicultura, que tinha se iniciado há uns 10 anos. Peguei esse início e fiquei lá até 1992.

Mas ainda em 1990 eu já tinha feito outra escolha em minha vida. Vim a ser um franqueado do McDonald’s na região de Londrina. Como meus dois irmãos estavam fazendo agronomia, eles ficariam lá [no Cerrado], e eu iria mexer com o comércio. Foi quando eu fiquei desenvolvendo os processos na vida empresarial.

Depois, em 2005, eu decidi mudar de novo. Eu vendi a franquia e comecei a empreender em vários outros negócios. Foi quando me veio a questão de investir no setor imobiliário, acompanhando oboom do setor, e montei uma consultoria junto com sócios, e fui o fundador do Sicoob cooperativa de crédito aqui em Londrina.

Confira a entrevista completa no blog Haze Shift.

Texto: equipe blog Haze Shift