Cocriagro foca em olericultura na edição de 2025 numa parceria com a UniFil
Conectando inovação, startups e agricultura familiar na prática do campo
O que é?
A Smart Farm foi uma iniciativa do Cocriagro – Hub de Inovação da Sociedade Rural do Paraná, em parceria com a UniFil, que leva tecnologias desenvolvidas por startups diretamente ao campo.
Conectamos inovação, ciência e agricultura familiar por meio de experimentação prática. A jornada integrou universidade, produtores e empresas em um ambiente colaborativo.
O projeto foi realizado em etapas e culmina em um Dia de Campo com apresentação de resultados expressivos. Em apenas 50 dias foram colhidos 249,33 kg de abobrinha; em 61 dias o tomate grape alcançou 69,67 kg; e o tomate Da Vinci (de mesa), 139,84 kg – totalizando 450 kg de alimentos frescos, parte já destinada à Guarda Mirim de Londrina e o restante ao Hospital do Câncer.
Objetivo
A edição 2025 da Smart Farm teve como foco a olericultura, promovendo a validação de soluções inovadoras diretamente nas hortaliças cultivadas.
O objetivo foi aproximar pequenos produtores das tecnologias desenvolvidas por startups e fortalecer a agricultura familiar.
Além disso, buscou integrar estudantes ao ecossistema de inovação, promovendo educação prática, empreendedorismo e sustentabilidade no campo.
Startups que participaram da edição 2025 da Smart Farm
Apresenta um nanobioestimulante inovador, desenvolvido com nanopartículas de carbono obtidas a partir de resíduos da agroindústria ou de compostos orgânicos naturais. Essa tecnologia limpa e sustentável potencializa os processos fisiológicos das plantas, promovendo maior eficiência fotossintética, crescimento vigoroso e aumento da produtividade.
Demonstra o uso do Syslaudo, um software que traz soluções para o gerenciamento de experimentos agrícolas. Apresenta testes estatísticos, constrói tabelas e gráficos, além de elaborar relatórios e laudos fitossanitários.
Apresenta um Nanofertilizante feito a partir de nanopartículas de carbono e sílica, que atua no estímulo ao crescimento das plantas e na resistência contra doenças e insetos. A startup domina nanotecnologias de fabricação de nanopartículas de carbono, sílica e micronutrientes, com expertise em carbono.
Traz duas soluções em nano moléculas. O Mirac que aumenta a taxa de fotossíntese, funcionando como se fosse uma clorofila sintética, dando mais energia para a planta potencializando ao máximo a produtividade. E o RevoluC que é um bioativador da planta e também um super carreador que auxilia a potencializar o efeito dos produtos sistêmicos na planta.
Demonstra o uso de um bioinsumo aplicado como veículo de liberação controlada de nutrientes e retenção de umidade no solo, melhorando a resiliência das culturas agrícolas ao estresse hídrico e potencializando o crescimento vegetal. Este processo fomenta a economia circular e reduz impactos ambientais.
Apresenta o Kaizen tmt, um produto orgânico que promove maior disponibilidade de nutrientes, proteção contra veranicos, controle dos patógenos, e solos mais estruturados e equilibrados, além de revitalizar solos degradados. Também promove o ambiente ideal para o desenvolvimento das raízes.
Produz recipientes biodegradáveis a base de bioplásticos e resíduos agroindustriais para mudas no uso agrícola, que são decompostos no solo e fornecem nutrientes para o desenvolvimento inicial da planta.
Conheça cada uma das etapas da Smart Farm
Seleção de Startups
Startups com soluções para olericultura são selecionadas para participar do projeto. As escolhidas apresentarão suas tecnologias diretamente no campo.
Escolha das Culturas
As culturas de hortaliças são definidas com base nos objetivos técnicos e nas tecnologias envolvidas. Cada startup tem uma área dedicada para validar sua solução.
Escolha das Culturas
É realizado o plantio das mudas com aplicação dos protocolos de manejo indicados pelas startups. A atividade é acompanhada por bolsistas e agrônomos.
Jornada do Conhecimento
Startups ministram aulas técnicas para alunos de Agronomia da UniFil, apresentando suas soluções e promovendo o empreendedorismo inovador no agro.
Escolha das Culturas
Durante o ciclo das culturas, os resultados das soluções são monitorados pela equipe técnica. O acompanhamento é importante para a vitrine tecnológica.
Dia de Campo
Produtores, estudantes e parceiros são convidados a conhecer os resultados no campo. As startups apresentam suas soluções aplicadas na prática.
Fotos do Dia de Campo:
Vídeo Institucional:
Realização:
Patrocínio:
Apoio institucional: