A ADAMA é uma empresa líder global na proteção de cultivos e possui há alguns anos uma estratégia de inovação aberta consolidada. A gestão da inovação da empresa é sólida e, por anos consecutivos, foi premiada no Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das empresas mais inovadoras do agronegócio do país.
Desde 2022, a ADAMA está com o Cocriagro percorrendo a sua jornada de inovação. Neste artigo, trazemos um pouco desse compartilhamento entre grande empresa e hub de inovação.
O por quê da escolha do Cocriagro?
Roberson Marczak, Sustainability and Innovation Senior Manager da Adama, explica que há diferentes formas de se captar ideias e soluções inovadoras para uma empresa. “Você pode ter a geração dessas ideias internamentes. ou procurar se associar, por exemplo, ao mundo acadêmico. Mas eu acredito que as startups são uma forma muito mais efetiva”, pontua.
Por isso, Marczak conta que a decisão da ADAMA para se associar ao Cocriagro veio pelo fato de o hub estar muito próximo do agro “pela identidade que tem, com a proximidade com as cooperativas e com a área produtiva de soja do nosso estado”.
Primeiramente, a dinâmica de atuação com o hub funciona em fluxo contínuo na conexão entre startups e empresas. “Então, de forma rápida entramos em contato com várias startups. O número de startups aumenta a possibilidade de você encontrar uma que dê match para o nosso negócio”, explica.
Cocriagro: Alimentando funil de inovação
Acima de tudo, esse fluxo contínuo de conexão entre startups e empresa permite que o funil de inovação seja sempre alimentado com novas ideias. Porém, não basta apenas conhecer. Por isso, Cocriagro faz uma curadoria das startups para entender maturidade e, principalmente, o que a empresa busca. Neste sentido, atua com inteligência para conectar demanda com oferta.
Desta forma, o hub possui uma estratégia alinhada com o negócio da Adama. “O Cocriagro trabalhou de uma maneira bem efetiva, já fazendo uma pré-triagem de empresas realmente bem relacionadas com o nosso negócio. Isso facilita, a conversa. Não estou dizendo que só vêm empresas especificamente do Agro, mas que tenham uma relação. Podem ser fintechs ou empresas de inteligência artificial. Isso é bacana”, explica Marczak
Além disso, ele ressalta que os encontros não são muito frequentes, mas também não são poucos. “É uma dose bacana para maturar sobre as startups apresentadas”, salienta.
Estratégia de inovação aberta: por que empresas devem se conectar com o Cocriagro?
Marczak deixa algumas dicas importantes para empresas que estão buscando um hub de inovação para sua estratégia de inovação aberta. Ele pontua três pontos positivos do Cocriagro:
- Cocriagro é uma empresa que está muito bem relacionada com outras entidades de educação, com outros hubs de inovação;
- Está em uma região estratégica aqui em Londrina, onde tem muitas empresas também de produção de software, outras empresas relacionadas ao agro;
- Ter um ambiente físico dentro da Sociedade Rural do Paraná.
Segundo Marczak, as empresas só têm a ganhar no ponto de vista de estabelecer novas conexões estando no Cocriagro. “Pode ser que não seja de imediato uma oportunidade, mas acho que a inovação é feita por isso, aqueles palpites lentos. Você fala com uma startup no dia, poucos meses depois… poxa vida! Aquele deck que vi pode funcionar ali, então essa é muito positivo essa exposição a várias startups de forma focalizada”, indica.
Em síntese, o trabalho que o Cocriagro desempenha atende a jornadas específicas de inovação. Seja para empresas já premiadas como é o caso da ADAMA, seja para quem está começando no caminho da inovação.