Durante o evento Innovation Week 2025, realizado em agosto, o parque tecnológico SRP Valley e o PIT (Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos) firmaram uma parceria com o objetivo de promover a troca de experiências e tecnologias entre os dois ambientes. Assim, a meta principal é viabilizar essa troca tecnológica para melhor atender ao produtor rural.
Nesse sentido, o PIT é gestor do Agropolo Vale, uma iniciativa direcionada ao sistema produtivo do agronegócio. Atualmente, essa iniciativa representa a ponta da conexão com o SRP Valley.
A parceria estratégica
A coordenadora do Agropolo Vale, Giane Santos, lembra que o trabalho conjunto com o Cocriagro começou em 2022. Desde então, a parceria evoluiu e, agora, foi oficializada para o SRP Valley. A oficialização contou com a presença da Diretora de Inovação da SRP, Tatiana Fiuza, durante o Innovation Week 2025.
Além disso, Giane destaca que o Agropolo contempla diversos segmentos da cadeia produtiva. De fato, muitos desses interesses são comuns aos produtores do Paraná. Por exemplo, incluem soja, milho e produção de tilápia.
Com isso, Giane pontua: “A partir da assinatura deste acordo de cooperação, a SRP passa a somar ao seu ambiente de inovação mais uma oportunidade de transferência tecnológica para o agro do Paraná”.

O PIT e o Agropolo Vale são referências nacionais em desenvolvimento de novas tecnologias. Tatiana Fiuza ressalta que a parceria amplia o potencial tecnológico do SRP Valley podendo conectar não apenas as startups ligadas ao Cocriagro com empresas e cooperativas, mas também, as startups do Agropolo Vale.
“A partir de agora, quando recebermos uma demanda tecnológica vamos acionar as bases do Cocriagro e também do Agropolo, ampliando a possibilidade de novas ofertas tecnológicas aos produtores, empresas e cooperativas ligadas ao SRP Valley”, explica.
Quem faz parte?
O parque tecnológico SRP Valley é uma iniciativa da Sociedade Rural do Paraná. Está situado em Londrina (PR) e reúne um ecossistema que promove a inovação “dentro e fora da porteira”. O espaço agrupa ambientes de inovação voltados ao agronegócio. Esses ambientes vão desde startups em fase inicial até iniciativas de inovação aberta.
Já o PIT está localizado em São José dos Campos (SP) e abriga mais de 300 empresas. Com foco em parcerias e investimentos, o local conta com centros empresariais e de desenvolvimento tecnológico. Também inclui laboratórios, incubadora e uma área destinada a universidades.