O Cocriagro, um hub de inovação dedicado ao agronegócio, tem como objetivo conectar startups, empresas, cooperativas, produtores e institutos de pesquisa para promover a inovação aberta no setor.
Nesta matéria especial para o blog, exploraremos o caso de sucesso da parceria entre a UTFPR e a SIGA Consultoria Agrícola. Portanto, entenda como uma pequena empresa encontrou na universidade uma fonte rica de inovação e soluções para seus desafios.
Universidade como ponto de conexão
O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) encontrou na parceria com o Cocriagro uma forma de aproximar a universidade do setor produtivo do agronegócio.
André Roberto Ortoncelli, professor da UTFPR e especialista em IA, destaca que uma das missões da universidade é contribuir com a sociedade. Para isso, a instituição transfere conhecimentos para resolver problemas locais e globais.
Desta forma, é o que torna a colaboração com o Cocriagro extremamente positiva ao aproximar a academia das empresas do agronegócio, segundo Ortoncelli.
Ampliando horizontes a jornada da SIGA
“O modelo de apresentação do professor André proporcionou uma valiosa visão ampliada do projeto para a SIGA Consultoria Agrícola”. Como descreve Wagner Teigi Igarashi, sócio-proprietário da empresa.
Segundo Igarashi, esse modelo permitiu que a empresa visse detalhes antes negligenciados e ampliasse as possibilidades tanto para o projeto em si quanto para os negócios como um todo.
O empreendedor conta que a abordagem do Cocriagro auxiliou na identificação da real necessidade da empresa, encontrando o parceiro ideal para solucionar o problema e orientando sobre as melhores formas de financiamento para viabilizar o projeto.
Universidade como impulsionadoras de soluções inovadoras
A parceria entre a SIGA Consultoria Agrícola, UTFPR e o Cocriagro reforça a importância do relacionamento entre empresas e universidades.
Assim, Igarashi destaca que as universidades estão na vanguarda das inovações. Contudo, muitas vezes, possuem dificuldade em estabelecer conexões com o meio privado. Neste sentido, em sua avaliação, é o que impede que inúmeras ideias promissoras cheguem mais rápido ao mercado.
A colaboração entre a SIGA e o PPGI/UTFPR é um exemplo inspirador de como essa aproximação pode impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor agrícola.
O projeto em parceria: Inovação para o setor agrícola
Em conjunto com a UTFPR, a SIGA Consultoria Agrícola embarcou em um projeto inovador de identificação de esporos de fungos em imagens de microscópio.
A proposta conta também com o desenvolvimento de um software de gerenciamento de informações. Para Igarashi, a iniciativa representa um avanço significativo para a empresa, permitindo a automação de processos e aprimorando a eficiência nas atividades agrícolas.
O projeto foi formatado com a expertise do Cocriagro, que auxiliou na busca pela equipe multidisciplinar ideal, para trabalhar na aplicação das técnicas de Inteligência Artificial (IA).
Impulsionando a inovação
A parceria entre o Cocriagro, UTFPR e a SIGA Consultoria Agrícola é um caso de sucesso que demonstra como a colaboração entre universidades e empresas pode alavancar a inovação no agronegócio.
Neste sentido, ao proporcionar uma plataforma de conexão, o Cocriagro viabiliza a aproximação entre desafios e soluções
Isso porque impulsiona o desenvolvimento de projetos que aprimoram a eficiência e produtividade no setor.
A SIGA é uma pequena empresa e reconhece a importância dessas parcerias para acelerar o acesso às inovações e tornar o agronegócio ainda mais competitivo e sustentável.
Sobre o perfil dos parceiros:
André Roberto Ortoncelli é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Formado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. É especialista em Engenharia de Software e Banco de Dados pela Universidade Estadual de Londrina. Também cursou mestrado e doutorado em Ciência da Computação. Fez mestrado na Universidade Estadual de Maringá. E o doutorado na Universidade Federal do Paraná. Desde 2013, atua como professor na UTFPR. Atualmente, está orientando alunos de mestrado em informática no PPGI. A linha de atuação é Inteligência Artificial (IA). Nos últimos anos, está dedicando esforços para o desenvolvimento de projetos de IA aplicada, principalmente IA aplicada na agropecuária.
Wagner Teigi Igarashi é engenheiro agrônomo e consultor, sócio-proprietário da SIGA Consultoria Agrícola em Londrina, Paraná. É doutor em Agronomia/Fitopatologia
Ambos compartilham a visão de que a parceria entre universidades e empresas é essencial para impulsionar a inovação e promover avanços significativos no agronegócio.