Blog

Cocriagro conecta startup Termoplex à unidade Embrapii InovaAgro para desenvolvimento conjunto

Solução visa melhoria do armazenamento de grãos

O armazenamento de grãos é um desafio que faz parte da realidade dos produtores, cooperativas e revendas. Isso porque se não for realizado de forma adequada, pode gerar a perda de até 30% do produto armazenado. 

É sobre esse desafio que a startup Termoplex com soluções de controle inteligente de armazenamento de grãos. 

E em 2023 vai expandir suas soluções por meio de uma parceria com a InovaAgro, a unidade Embrapii da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A conexão entre ambos foi intermediada pelo Cocriagro. 

Conexão que vira melhoria no armazenamento de grãos!

Tanto Termoplex, quanto InovaAgro fazem parte do hub Cocriagro. “A startup nos trouxe a demanda de pesquisa e fomos buscar parceiros que pudessem atendê-los da melhor forma, tanto com institutos de pesquisa, como com empresas juniores”, explica Tatiana Fiuza, head de inovação no Cocriagro. 

A proposta do trabalho em conjunto é aprimorar a solução de monitoramento que a startup tem. Assim, podendo ofertar ferramentas que evitem perdas e otimizem o processo de armazenagem. 

“Conversamos com muitas instituições e pesquisadores, porém foi com a Inovagro que encontramos sinergia perfeita entre nossa tecnologia e demanda e a expertise da instituição”, afirma o Diretor de tecnologia da Termoplex, Vinicius Ortiz. 

Sediada na UFPel, a InovaAgro é uma unidade Embrapii especialista em inovações para o agro, de acordo com Maurício de Oliveira, docente responsável, a atuação para projetos em conjunto com empresas passa por tecnologias para produção de cultivos e de qualidade de grãos, desde a nutrição do solo, passando pela semente e manejo de culturas até a área de pós-colheita e qualidade de grãos.

Além disso, há outras duas linhas. Uma para proteção de cultivos com o foco em proteção de cultivos contra doenças, pragas e plantas daninhas. E outra linha de máquinas agrícolas e irrigação.

Por ser uma unidade Embrapii, os projetos desenvolvidos em parceria com a InovaAgro e startups podem ter até 2/3 investimento subsidiado. A Embrapii é uma iniciativa federal para apoiar projetos de P&D entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas privadas. Ao todo, existem 55 unidades credenciadas no país. Elas atuam nas frentes de biotecnologia, materiais e química, mecânica e manufatura, tecnologia da informação e comunicação e por fim, tecnologias aplicadas. 

Parceria Cocriagro

Assim como outras 39 startups, a Termoplex se associou ao hub com o intuito de potencializar seus negócios, objetivo que tem sido alcançado, de acordo com Ortiz. 

“Enriquecedor [a parceria] em todos os sentidos. As conexões que o Hub nos proporciona tem gerado vendas, parcerias, desenvolvimento e networking, que somente são possíveis em um espaço onde todos pensam e vivem inovação”, ressalta o CTO da startup. 

O mesmo cenário tem se repetido para a unidade Embrapii. “A parceria com a Cocriagro tem sido excelente, pois une as demandas por soluções tecnológicas, pela reconhecida capacidade de conectar da Cocriagro, com a capacidade de fazer e desenvolver soluções inovadoras de nossa unidade”, afirma Oliveira. 

O Cocriagro é um hub de inovação que conecta startups a institutos de pesquisa, cooperativas e empresas do agro. Tanto para auxiliar esses negócios a ganharem mercado, como para ampliar as linhas de soluções inovadoras de cada empresa.