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Hub Cocriagro e startup XSpaces promovem imersão sensorial no metaverso para gestores do agro

Com o objetivo de mostrar aos gestores do agro todas as possibilidade e ferramentas que o metaverso oferece, o hub Cocriagro e a startup XSpaces promoveram o Metaverso Experience no dia 23 de junho, na sede do hub, em Londrina (PR).

Cerca de 20 convidados puderam experimentar uma nova forma de interagir na internet. Por meio de dispositivos de última geração, eles conheceram a mescla entre realidades virtual e aumentada. “Esse universo virtual é muito rico para o agro e pode oferecer diversas opções de uso como treinamento e capacitação de colaboradores; simulação de atividades de campo como plantio, manejos e colheita; análise de dados agrícolas; comercialização de insumos e produtos; e experiência imersiva de consumidores”, explica Tatiana Fiuza, head de inovação do Cocriagro.

Conhecendo o metaverso

Para o CEO da XSpaces, Ricardo Matiello, o evento permite que os participantes possam entender a tecnologia olhando para o mundo profissional de sua área de atuação ou estudo. “Podem ter insights sobre possibilidades que o metaverso traz para seu ambiente profissional. É uma experiência imersiva na qual se deixa de acessar a internet por telas e o participante passa a estar literalmente dentro do ambiente virtual.”

Um exemplo dado por Matiello para o de uso da tecnologia no agro seria de um treinamento para um técnico de equipamentos agrícolas.  Que poderia ser à distância, usando óculos de realidade aumentada para ter acesso ao objeto em 3D que precisa operar, montar ou consertar.

Segundo Daiana Bisognin, CEO da FB Group, a ferramenta traz muitas possibilidades de atuação com o metaverso. “Agora é apresentar para nossos colaboradores e clientes e ver como podemos implementar primeiro.”

Experiência imersiva

Bruno Coleto, analista de sistemas da Cooperativa Integrada, disse que o evento trouxe uma visão realista sobre as possíveis utilizações  do metaverso em seu dia a dia de trabalho. “Trata-se de uma imersão no universo virtual onde podemos estar em locais e com pessoas diferentes em tempo real e com a experiência do encontro presencial.”

Houve ainda uma programação voltada para crianças e filhos dos participantes promovida pela Happy, escola de programação, que criou um game especialmente para ser desenvolvido durante o evento.