Cocriago ficará sediado no parque tecnológico SRP Valley e irá fortalecer ecossistema da cidade promovendo inovação aberta
Na próxima terça-feira (31), às 14h30, será realizado o lançamento oficial do hub de inovação para o agronegócio Cocriagro. O evento de lançamento do hub acontece em conjunto com a assinatura do termo de criação do parque tecnológico SRP Valley. A cerimônia será transmitida ao vivo no canal do YouTube da Sociedade Rural do Paraná (SRP). De iniciativa privada, o hub inicia suas atividades a partir desta terça.
Um hub de inovação é um ambiente de promoção da inovação aberta. Dele participam empresas de diferentes portes, startups, grupos de pesquisa e qualquer organização que tenha interesse em se conectar com atividades do segmento.
De acordo com Tatiana Fiuza, Head de Inovação do Cocriagro, o hub irá atuar com a validação de tecnologias em áreas agrícolas e oferecerá suporte tanto para testes físicos, quanto na parte de inteligência de negócio.
“Na área de inteligência, atuamos com conexões entre startups, cooperativas, empresas e institutos de pesquisa. Nossa ideia não é criar editais para seleção de startups, mas sim compartilhar e co-desenvolver. Nossa área de inteligência ainda possibilita a criação de programas de gestão da inovação já baseados na metodologia da ISO 56002 – Sistemas de Gestão da Inovação”, afirma Fiuza.
Para as validações o hub também está desenvolvendo uma Smart Farm, que será uma unidade experimental que servirá como uma vitrine tecnológica de startups.
Cocriagro e Agro Valley
Londrina é o primeiro polo de inovação reconhecido pelo Ministério da Agricultura e a proposta do hub é ser mais um agente de execução das atividades que o ecossistema da cidade vinha desenvolvendo para promover o agronegócio.
“Desde 2016 Londrina vem construindo um ambiente para a promoção da inovação no agronegócio. Somos fruto da atuação da Agro Valley, que é a governança de inovação do agro em Londrina” afirma George Hiraiwa, Head de Relações Institucionais do Cocriagro.
Hiraiwa também reforça que o agronegócio é um agente importante na economia do Paraná, principalmente, por sua característica cooperativista.
“O Cocriagro será mais um habitat para a promoção da inovação. Isso é importante, pois sabemos que a inovação, a promoção da tríplice hélice e o desenvolvimento de startups são fatores de desenvolvimento de uma região. Quando mais essas interações acontecem estamos trabalhando para o desenvolvimento local, para a geração de renda e de capacidade técnica”, ressalta.
Parceiros e estrutura do Cocriagro
O Cocriagro já conta com dois partners, a Integrada Cooperativa Agroindustrial e o Sicredi. Partners são empresas âncoras, que patrocinam o Hub.
Além dessas, o hub já tem como empresa residente a AGCO, como empresas associadas a Cooperativa Coamo e a Bayer, além de ter fechado parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senai (IST TIC Senai) e com o Instituto de Desenvolvimento Rural do PR (IDR-PR). Também já fazem parte do hub 14 startups com soluções para o agro.
Com sede no SRP Valley, o Cocriagro terá um espaço físico de 650m². O ambiente é composto por áreas compartilhadas para startups, estações de trabalho, auditório para 45 pessoas, sala de reuniões para 22 pessoas, área de convivência, baias com espaços rotativos para 26 startups, salas para empresas e cooperativas.
“Queremos inaugurar nosso espaço físico em dezembro e já iniciamos a Smart Farm, que já terá a sua primeira plantação de soja. Entre as novidades para a safra de 2021 e 2022 teremos soja orgânica com a startup Agroper, uso de biológicos na plantação com a startup Usina Biológica, utilização de melhoramento de sementes com a startup Dioxd e todo o gerenciamento de EPIs com a startup EPI Cont.Também teremos a tecnologia da startup Symbioma na manutenção das áreas de preservação” relata Fiuza.
A Smart Farm do Cocriagro será operacionalizada pela empresa júnior de Agronomia da UEL, Consoagro e coordenada pelo Cocriagro e pela Cooperativa Integrada, que está dispondo de conhecimento técnico e insumos.
Contatos e conexões
Empresas e cooperativas podem se conectar com o hub como partners, residentes ou associados. E para as startups, além dessas opções, há também uma modalidade gratuita para as que estão começando. Além disso, grupos de pesquisa também podem fazer parte do hub.