Blog

Mulheres na Inovação: Grupo de mulheres recebe treinamento do Cocriagro para captação de recursos

Um grupo de cinco mulheres recebeu treinamento e capacitação do Cocriagro Hub de Inovação para atuarem na captação de recursos para projetos de Inovação.

A demanda por profissionais que possam auxiliar na identificação das linhas de fomento e na redação de projetos tem crescido junto às empresas e startups. E foi pensando exatamente nisso que o hub capacitou o grupo para atender empresas do agro e de outros setores nessa jornada.

Uma das participantes do treinamento, Gabriele Monteiro Bicheli conta como a experiência foi completa. “Contamos com capacitação, orientação e muito conhecimento não só em projetos, mas em inovação e desenvolvimento. […] A experiência foi ótima para o meu profissional e pessoal também.”

 

As seis etapas do processo de capacitação para captação de recursos

Segundo a head de inovação do Cocriagro, Tatiana Fiuza, que liderou a capacitação, o processo contou com seis etapas: 

  • Conhecimento de  todas as linhas de fomento para inovação no Brasil; 
  • Identificação de um projeto quanto ao seu grau de inovação; 
  • Relação de cada projeto com uma modalidade de fomento; 
  • Criação de um roadmap incluindo cada projeto em uma linha de fomento que pudesse atendê-lo; 
  • Redação dos projetos; 
  • Acompanhamento das linhas de fomento. 

“Ao final da jornada, temos um grupo capacitado para atender pequenas e médias empresas na área de captação de recursos para inovação. Inclusive com orientação para três startups do agro em projetos que já estão sendo montados e só aguardando a abertura do edital”, explica Tatiana.

 

Capacitação que vai para além do agro

O objetivo da iniciativa do Cocriagro vai para além da atuação dessas mulheres no setor do agro. 

Com a capacitação proporcionada pelo programa do hub, a atuação na identificação das linhas de fomento e na redação de projetos pode ser posta em prática em diversos outros setores nos quais a Inovação possa ser integrada.

Para a consultora de inovação, Juliana De Leão Gassen, ter participado do programa de  captação de recursos foi uma ótima oportunidade de aprender sobre todo o processo de orientação das empresas. “Entendemos como mapear as fontes de recursos adequadas para cada empresa, orientar sobre as documentações e a escrita de projetos destinados à captação de recursos de inovação.”

A iniciativa do Cocriagro também serve como fortalecimento do currículo de habilidades dessas mulheres, que agora têm mais uma ferramenta à sua disposição para se destacarem ainda mais em suas áreas de atuação.

“A capacitação de escrita de projetos para captação de recursos foi muito importante e crucial para a minha formação profissional e empreendedora. Adquirir conhecimentos valiosos sobre a elaboração de propostas, compreendendo a importância não apenas da habilidade de redação, mas também do conhecimento das linhas de fomento disponíveis. Este aprendizado não só aprimora meu próprio negócio, mas também contribui significativamente para as consultorias que presto para empresas, indústrias e startups”, pontuou Nibeli Sousa, consultora empresarial e empreendedora da empresa Clube da Casinha.