Londrina (PR) conta, desde o último dia primeiro de abril, com espaço físico para o Cocriagro, hub de inovação do agro, inaugurada dentro do Parque Ney Braga, sede da Sociedade Rural do Paraná, projeto concretizado graças à parceria com Sicredi União PR/SP, Inquima e Cooperativa Integrada. A inauguração ocorreu em seguida à abertura oficial da 60ª ExpoLondrina.
Desenvolvimento do produtor rural – De olho na tecnologia e inovação, o presidente da Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira, destacou a importância que a cooperativa de crédito dá ao tema. “Tudo que for ao encontro da inovação e da tecnologia para o agronegócio, a nossa cooperativa vai participar. É interessante para nós o desenvolvimento do produtor rural e essa iniciativa é muito importante”, disse ele. E reforçou: “Nós somos parceiros de outras iniciativas e participar de um hub de inovação para nós é fundamental. A tecnologia é importante e está aí, o que nós temos que fazer é possibilitar que isso chegue até o campo. E uma das funções da nossa cooperativa é tornar a inovação acessível ao produtor rural”.
Sustentabilidade – O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, também presente à inauguração, destacou que “o momento é de se fazer mais com menos, de produzir com sustentabilidade, e a tecnologia é grande aliada nesse processo”. A sede do Cocriagro recebeu o nome de Herbert Bartz, pioneiro do sistema de Plantio Direto no Brasil.
Conexão – Localizado no único ecossistema de inovação do agronegócio reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o hub atua na conexão de empresas e cooperativas tanto com startups como com grupos de pesquisa. “Lançamos o hub em agosto de 2021 e já reunimos 30 startups em nosso ecossistema. Agora com a sede pronta, vamos poder concentrar o trabalho que já vinha sendo feito e intensificar as conexões”, explica George Hiraiwa, head de relações institucionais do Cocriagro.
Compartilhamento – O Cocriagro tem um espaço físico de 650m², composto por áreas compartilhadas para startups, estações de trabalho, auditório para 45 pessoas, sala de reuniões para 22 pessoas, área de convivência, baias com espaços rotativos para startups e salas para empresas. Além disso, conta com um espaço compartilhado somente para as cooperativas.
Parcerias – O hub conta com parcerias da Adama, Nova, Belagrícola, Coamo, Sicoob, Baldan, Fairfax, TMG, Bayer e AGCO e dos institutos de pesquisa Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senai Londrina (IST TIC Senai) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), UEL, UENP e Fundação Shunji Nishimura.