Evento consolida Londrina como referência nacional em tecnologia e sustentabilidade no campo
O Dia de Campo Smart Farm Cocriagro & UniFil 2025 se consolidou como uma das principais vitrines tecnológicas do agronegócio brasileiro. O evento reuniu produtores, pesquisadores, startups e universidades em torno da inovação aberta, da sustentabilidade e da biotecnologia no campo. Promovida pelo Cocriagro, hub de inovação da Sociedade Rural do Paraná (SRP), em parceria com a UniFil, a iniciativa contou com o apoio da Fundação Araucária e traduz na prática o conceito de agricultura conectada e colaborativa.
Durante a abertura do evento, realizado no último dia (08), o presidente da SRP, Marcelo Janene El-Kadre, destacou o papel da inovação para o futuro do campo e firmou termo de cooperação entre a SRP e a UniFil, ampliando projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento agrícola.

Já a diretora de Inovação da SRP, Tatiana Fiuza, ressaltou que o evento consolida a Smart Farm como uma das principais vitrines tecnológicas do país. “O Dia de Campo reforça o caráter vivo e colaborativo da Smart Farm, reunindo startups de todo o país em um ambiente real de experimentação na agricultura familiar, onde as tecnologias são aplicadas, avaliadas e aprimoradas em áreas cultivadas. Além de promover a inovação aberta, tivemos um forte compromisso social: toda a produção obtida nas áreas experimentais foi doada. É uma ação que coloca Londrina no mapa da inovação agro nacional”, afirma Tatiana.
Paraná mais agro
Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Inovação e inteligência Artificial, Alex Canziani destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do ecossistema de inovação do agronegócio. “Projetos como este demonstram o potencial do Paraná e do Brasil em unir ciência, tecnologia e produção. A Smart Farm mostra que quando governo, universidades, produtores e startups trabalham juntos, a inovação acontece de forma prática e gera resultados reais para o campo e para a sociedade”, destacou.

O reitor da UniFil, professor Eleazar Ferreira, reforçou o papel da formação integral e da conexão entre ensino, pesquisa e mercado no fortalecimento do agronegócio: “É a formação integral com aprendizado em várias dimensões: na sala de aula, laboratórios, fazenda escola, na formulação de ideias, na inovação, no uso das tecnologias e na relação com o mercado. Nosso curso de Agronomia é um dos melhores do Brasil e essa ação integrada com a Sociedade Rural do Paraná, empresas e Governo do Estado abre novos caminhos para alunos e consolida a UniFil como universidade de relevância no agronegócio e no aprimoramento de talentos”, pontuou o reitor.
Produção para agricultura familiar
A Smart Farm Cocriagro & UniFil teve o foco na agricultura familiar. A produção foi toda voltada a olerículas. Para o coordenador do curso de Agronomia da UniFil, professor Fábio Suano de Souza, a integração entre universidade e setor produtivo foi evidente: “Constatamos incremento de 50 a 60% na produção com as inovações das startups. O resultado reforça ainda a integração bastante favorável que coloca os alunos diretamente em contato com os avanços”, afirmou.

Os protocolos experimentais confirmaram os ganhos obtidos com o uso das novas tecnologias. No cultivo de berinjela, os tubetes biodegradáveis proporcionaram plantas 22,5% mais altas e com folhas 25,2% mais largas que o método tradicional. Já na cultura do pimentão vermelho, o tratamento 4 apresentou 21,5% de superioridade em desenvolvimento foliar, enquanto no tomate, o tratamento Raizem 10 (T3) registrou folhas 14,4% maiores que os métodos convencionais, segundo análises da plataforma Syslaudo.
Startups ligadas ao Cocriagro e a GO SRP que participaram da ação
Entre as startups participantes desta edição estiveram Solusolo, Remush, Tubera, Nanotech Agro, QBN Tecnologia e CarbonNova, que apresentaram soluções voltadas à nutrição vegetal, sustentabilidade e eficiência produtiva.
O evento contou com patrocínio do Sicoob, apoio institucional da Agro Valley e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).