Além da conexão que o Hub de Inovação realiza entre startups, empresas, cooperativas, Institutos de Pesquisa e Empresas Juniores, o Cocriagro também atua entregando conhecimento a quem faz parte do hub.
Entre as iniciativas que Cocriagro possui está a promoção de eventos técnicos. E foi assim quea startup Lebenlog (associada ao Hub) foi contemplada com R$100 mil.
O evento aconteceu no dia 27 de maio. Quem apresentou foi Naira Pizzinatti, Consultora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação dos Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação no Paraná, também parceiro do hub.
A palestra trouxe diversas informações sobre o edital Sesitech 2022, como: o objetivo, a composição, os ciclos de submissão e as etapas de seleção.
De acordo com a sócia da LebenLog, Luiza Reck Munhoz, a captação de recursos através de editais é extremamente vantajosa para as empresas, principalmente para aquelas em fases mais iniciais.
“Muitos editais são não-reembolsáveis, ou seja, não é necessário devolver esse dinheiro após o projeto. Por isso, a aprovação nesses editais contribui muito para a imagem da startup, principalmente perante investidores futuros”, explica.
Munhoz completa dizendo que a divulgação que o Cocriagro faz de editais de fomento é essencial. “Foi a partir dessa divulgação que recebemos a informação de que o edital do SEITECH estava aberto, o que possibilitou a nossa inscrição e posteriormente a aprovação”, finaliza.
Para a Head de Inovação do Cocriagro, Tatiana Fiuza, organizar encontros como o que aconteceu em maio oferece oportunidades de as startups ligadas ao hub se prepararem melhor e conhecerem as oportunidades. “Muitos incentivos financeiros estão aí para ajudar esses negócios e nossa missão é auxiliar no conhecimento deles como um todo”, explica Fiuza.
O edital Sesitech
O edital Sesitech “Desenvolvimento de novas soluções com foco na saúde e segurança dos trabalhadores da indústria” teve o objetivo de buscar produtos, serviços e soluções aplicadas com potencial de escala. Além disso, procurava-se gerar impactos mensuráveis para a produtividade dos ambientes de trabalho, segurança e saúde para os trabalhadores da indústria.
O SESI PR, por meio do SENAI PR, disponibilizou, ao todo, o valor total de R$20 milhões para o desenvolvimento de projetos de inovação. As instituições selecionadas contarão com a Coexecução da Rede de Institutos de Tecnologia e Inovação do Senai no Paraná.