Ecossistema de Inovação: o que é e qual sua importância?
O termo “ecossistema de inovação” é muito comum no meio da inovação. Mas será mesmo que as pessoas sabem do que se trata?
Em março de 2022, recebi uma pergunta interessante nas redes sociais. “Olá. Gostaria de saber sobre o conceito de Ecossistema de Inovação. Onde pesquisar sobre o assunto? Nunca tinha ouvido falar. Gostaria de inovar um pouco minhas aulas!”
Foi o que me motivou a escrever esse artigo. Assim, se você também se interessa pelo assunto, continue lendo para entender mais.
Ecossistema de Inovação
Na biologia, “ecossistema” é um conjunto de comunidades que interagem para a sobrevivência de todas. Dessa forma, a mesma ideia é utilizada para essa definição.
Usamos o termo “ecossistema de inovação” para falar sobre os ambientes de determinada região que atuam em prol das atividades de inovação. Assim, esse ambiente geográfico (cidade, estado ou país) possui diversos atores. Entre eles, estão:
Universidades
Institutos de pesquisa
Startups
Empresas
Centros de Pesquisadores
Governo
Hubs de inovação
Incubadoras
Comunidades de startups
Fundos de investimentos
Entre outros
Juntos, estimulam um ambiente inovador e colaborativo.
Em Londrina, por exemplo, o ecossistema de inovação do agronegócio tem o nome de Agro Valley.
Outro exemplo é o Vale do Silício, nos Estados Unidos. Grandes empresas como Google e Apple fazem parte deste ambiente. Sem contar o LinkedIn, Netflix, Intel, Oracle e outras. Dessa maneira, todas fazem parte do mesmo ecossistema.
Vale do Silício – Getty Imagens
A importância do ecossistema de inovação
A existência de um ecossistema tem toda uma importância. O livro A Economia da Inovação Industrial, de Chris Freeman e Luc Soete, traz uma análise. Assim, fala sobre a importância desses ambientes para a promoção da inovação.
Segundo a obra, empresas que estão mais próximas de ambientes que promovem atividades de inovação, têm mais chances de inovar. É o caso dos ecossistemas de inovação.
Dessa forma, esse ambiente auxilia empresas e instituições a crescerem. Afinal, há mais conhecimento, pessoas e atividades a serem compartilhadas.
Assim, um local sem um ecossistema integrado e ativo tem pouca chance de promover a inovação.
Benefícios
Existem diversos benefícios em se ter um ecossistema de inovação forte. Alguns deles são:
Possibilidade de troca de experiências e de boas práticas.
Reconhecimento da comunidade e, assim, criação de parcerias.
Melhoria de capacidades e habilidades.
Conhecimento de novos negócios e, igualmente, de novos talentos.
Criação de uma vitrine de produtos, processos e serviços.
Maior possibilidade de capacitação das equipes.
É importante incentivar os ecossistemas de inovação
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Brasil é um dos sete países com maior número de parques tecnológicos. O que já é um bom resultado.
Porém, é necessário incentivar esses ecossistemas a crescerem. Até porque, para que empresas se tornem cada vez mais competitivas, é necessário investir em inovação.
Além disso, de acordo com a Lei de Inovação, o objetivo é “resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho”. Dessa forma, esse investimento é fundamental. Principalmente para empresas que querem se manter no mercado.
Mas não há fórmula mágica para trabalhar a inovação nas empresas e instituições. Entretanto, é possível criar bons caminhos. Tudo vai depender da criação de um sistema de gestão da inovação bem formulado. Mas esse é assunto para outro artigo.
Quer entender ainda mais sobre inovação? Aqui no nosso blog temos diversos artigos sobre o assunto! Espero ter ajudado e até a próxima.
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em aceitar, você concorda com o uso de cookies e termos de uso e privacidade do nosso site.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.